sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Igreja Sagrado Coração de Jesus




Igreja Sagrado Coração de Jesus
Localização: Rua Tiradentes - Mallet.

Igreja com arquitetura ucraniana, apresentando em seu interior imagens de santos, entre outras, elaboradas pelo pintor Antônio Petreky. A igreja segue o rito Ucraniano-Católico e possui bancos, imagens de santos, altar com tabernáculo, coro, sacristia, confessionário. Externamente possui um campanário com três sinos, um pavilhão de festas com churrasqueira e cozinha onde são realizadas festas e uma gruta com a imagem de Nossa Senhora.



A comunidade ucraniana se instalou primeiramente em Rio Claro do Sul, onde há a Igreja Nossa Senhora do Rosário. Com a construção da estrada de ferro muitos imigrantes ucranianos vieram morar em Mallet e sentiram a necessidade de construir uma Igreja de rito ucraniano, pois aos domingos tinham que se deslocar até Rio Claro do Sul. Assim, a Igreja foi construída entre 1918 e 1931 pelo Pe. Emiliano Ananevich em estilo ucraniano. Mais tarde houve a necessidade de ampliá-la, o que ocorreu em 1951, pelos Pe. Clemente e Severo Preima.

Fonte: PREFEITURA MUNICIPAL DE MALLET
Realização da Pesquisa e Execução:
Franciele Alessandra Grenteski
Mário Aleixo Sieklicki

4 comentários:

Unknown disse...

olá,estou fazendo uma pesquisa: preciso de algumas fotos so seminário menor são josafat, ai em mallet.
vcs comseguem pra mim.
desde ja agradeço.
meu email.
guia.marcos@gmail.com

Anônimo disse...

muito xike

aristeu disse...

coloquem também fotos das pinturas internas da igreja

Anônimo disse...

ilda disse fui en muitas missas na igreja ucraniana pois naci em malle hoje moro em maringa adorei so gostaria de ver como esta por dentro minha mae assou muitos frangos para as festas da minha querida igreja

Postar um comentário